Isto é redação em movimento
O aluno que fará o ENEM precisa, primeiramente, entender a relevância da redação para aprovação no exame. Essa tão temida avaliação é a única das grandes áreas em questão que o candidato pode tirar nota zero, por outro lado é também aquela em que se tem mais chances de tirar 1000, isso se dá porque a nota final depende exclusivamente das cinco competências avaliadas pelos corretores, e não da correção TRI. Infelizmente, a banca avaliadora é muito rigorosa para conceder a nota máxima. Não basta dominar a língua, ser coerente e coeso para alcançar o tão almejado 1000. Inúmeros candidatos prestam tal exame, mas menos de 1% alcança esse resultado, segundo dados do próprio INEP.
Todavia, não devemos pensar nesta prova como um bicho papão. Apesar de haver muitos detalhes que exigem maior cuidado e atenção do vestibulando, a prática contínua eleva ao nível máximo aquele que estuda com disciplina e comprometimento. Por esta razão, no Colégio Dom Bosco Balsas, seguimos os critérios de correção do ENEM à risca: pontuamos e penalizamos erros a fim de que nossos alunos identifiquem suas falhas e corrija-as a contento. Trabalhamos com articulações de soluções, avaliamos a capacidade de reflexão e análise crítica no que diz respeito às temáticas sociais, buscando a maturidade na construção de um texto profissional. Características e habilidades estas que são levadas para toda a vida.
Inovamos e buscamos métodos de ensino e aprendizagem realmente eficientes através de aulas dinâmicas focadas na compreensão teórica, contamos com o auxílio de materiais comprometidos com organização e priorização das habilidades, somados às aulas extras de aprofundamento e prática. Instigamos nossos alunos a compreenderem a importância do aperfeiçoamento da escrita e da reescrita para que estes enfrentem o exame com a responsabilidade que exige um teste tão desafiador. E assim, conseguimos alcançar resultados que saltam do zero para o 980, entendendo que a boa capacidade de produzir textos faz a diferença na aprovação das universidades brasileiras – e até mesmo europeias – que utilizam o ENEM como processo de seleção.
Dessarte, com este trabalho que é teórico, mas também, e acima de tudo, é resultado de muita prática, repetição, comprometimento e correção, já atingimos resultados que nos orgulham e enchem de alegria compensadora os alunos que fazem parte deste complexo educacional. Hoje, podemos não apenas falar desses resultados com bastante gratidão, como também mostrar cômputos que são reais, nos inspiram e motivam a continuar buscando a excelência.
Do zero ao 900. Do 900 ao 1000!